Universidade do Minho
Image

IDS- Intelligent Data Systems
O IDS Group lida com tecnologias, ferramentas, modelos e técnicas relacionadas aos Sistemas de Mineração de Dados e Data Warehousing. O objetivo principal é a pesquisa em áreas de conhecimento como Inteligência de Negócios Adaptativa, Sistemas Inteligentes de Suporte à Decisão, Mineração de Dados, Análise Inteligente de Dados, Data Warehouse e OLAP. A investigação aborda problemas em tempo real, online, distribuídos e complexos, levando em consideração emergentes questões como a Web, eBusiness, sistemas multiagentes, computação em grade e em nuvem, e considerando vários tipos de dados. Atenção especial é dada à aquisição, arquivamento, processamento e difusão de informações competitivas / complexas, mineração de dados e representação em ordem Algumas propostas / linhas de I&D globais podem ser identificadas: Automatizar o processo de Descoberta de Conhecimento a partir do Banco de Dados, a fim de minimizar a necessidade de conhecimento do domínio do problema; Criar componentes de código-fonte aberto de Mineração de Dados para serem usados ​​pela comunidade de pesquisa em aplicações avançadas; Investigue novos métodos para mineração de dados em ambientes / problemas distribuídos; Design de decisão inteligente de sistemas de suporte recorrentes às abordagens de sistemas multi-agente e KDD; aprimore as técnicas existentes de mineração de dados para cobrir novos tipos de problemas; novas abordagens de BI para resolver novos tipos de problemas

Veja mais em: http://algoritmi.uminho.pt/research-teams/ids/

 

ISTTOS- Information Systems and Technologies for Transformation of Organizations and Society
A investigação e o desenvolvimento realizados pelo grupo são baseados em abordagens interdisciplinares e métodos de investigação originados nas ciências sociais e na engenharia, que são usados ​​para entender os contextos organizacionais da adoção e uso de SI / TI e para desenvolver novas ferramentas para criar práticas de trabalho inovadoras ou aprimoradas. 

Veja mais em http://algoritmi.uminho.pt/research-teams/istorg/

 

SEMAG- Software.based Information Systems Engineering and Management Group
A SEMAG foi fundada em julho de 2001 como um grupo de interesse especial no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Atualmente, o SEMAG é um grupo de investigação dedicado ao avanço do estado da arte dos sistemas de informação baseados em software, tanto nos aspectos de engenharia quanto de gestão das seguintes áreas de investigação: (i) Modelagem de abordagens para análise e design; (ii) sistemas de banco de dados aprimorados por negócios e localização; (iii) Metadados e ontologias para a Web semântica; (iv) Ciclos de vida de gerenciamento de processos e projetos. A SEMAG conduz suas atividades de pesquisa para questões metodológicas (requisitos, análise, design) e organizacionais (gestão, qualidade e padrões) relacionadas à disciplina de engenharia de software no domínio de aplicação de sistemas de informação e adota as abordagens empírica e experimental.

Veja mais em:
 http://algoritmi.uminho.pt/research-teams/semag/

Instituto Politécnico de Setubal
Image

CICE- Centro de Investigação em Ciências Empresariais
O CICE é uma unidade de investigação científica da ESCE, que visa a investigação científica aplicada no domínio das ciências empresariais, através de projectos de investigação individuais ou em parcerias, com vista a promover o intercâmbio científico com outras instituições, dinamizar o processo de actualização científica dos docentes e divulgar junto de toda a comunidade resultados científicos relevantes.

Ver mais em http://www.cice.esce.ips.pt/

Instituto Politécnico do Porto
Image

CIICESI - Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação
Empenhada em estimular e melhorar esta realidade no nosso país, a Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Felgueiras (ESTGF) decidiu criar o Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI). Este centro de investigação disponibiliza às empresas e instituições públicas o acesso a diversos programas de financiamento, potenciando o seu melhor aproveitamento e rentabilização. Dotado de uma equipa interdisciplinar, constituída por especialistas em diversas áreas complementares, o CIICESI actua em diversas vertentes, nomeadamente através da execução de projectos de I&D.

Descrição

O Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação é uma unidade funcional de inovação e investigação, prestação de serviços à comunidade e divulgação do saber nos seus domínios específicos. O Centro integra 30 investigadores (15 Doutores, 10 Mestres e 6 Licenciados), especialistas em várias áreas das Ciências Empresariais e Sistemas de Informação, nomeadamente, Desenvolvimento Regional e Local, Assessoria e Consultoria Jurídica, Estratégia Empresarial e Organizacional, Gestão da Qualidade, Novas Tecnologias de Informação, Engenharia Industrial e Gestão de Sistemas de Informação.

Ver mais em: http://www2.estgf.ipp.pt/research/ciicesi

 

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Image

MagiC
O MagIC é o centro de investigação e desenvolvimento da NOVA School of Statistics and Information Management (ISEGI-NOVA). Seu principal objetivo é contribuir para o avanço do campo da Gestão da Informação.

O MagIC é um Centro de Investigação focado em aproveitar informações para melhorar as organizações e a sociedade em geral. O principal objetivo do MagIC é contribuir para o avanço do campo de gestão de informações e está comprometido em melhorar a usabilidade, a confiabilidade e a credibilidade das informações. Sendo um ativo fundamental em qualquer estratégia de desenvolvimento para o século XXI, a informação ainda é um conceito um tanto esquivo que merece uma investigação massiva para ser usada como um ativo organizacional eficaz. É necessário melhorar o entendimento das propriedades da informação como um ativo, além de criar e desenvolver as metodologias apropriadas para a sua gestão. A capacidade de melhorar a eficiência, desenvolver novos modelos de negócios, superar as limitações de investimento estão entre as promessas que a gestão eficaz das informações pode oferecer às organizações e sociedades. No entanto, parece claro que a nossa capacidade de capturar e armazenar dados ainda não foi correspondida pela capacidade de transformá-los em informações relevantes e acionáveis. Além disso, a grande enxurrada de big data apenas tornará esse problema mais óbvio, apresentando desafios novos e mais difíceis. Esses desafios constituem o foco da nossa investigação.

Ver mais em: https://www.novaims.unl.pt/docentes-investiga

Instituto Superior Técnico de Lisboa

Image

INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores

O Grupo de Sistemas de Informação é dedicado à investigação, desenvolvimento e supervisão de estudantes (doutorado, mestrado e projetos de final de ano) em muitos tópicos abaixo da área de sistemas de informação. Somos particularmente dedicados a projetos de P&D (parcialmente) financiados por programas portugueses e europeus, mas também aplicamos investigações apoiadas por empresas privadas e institutos públicos. Como complemento a essas atividades, o grupo também oferece treinamento, consultoria e desenvolvimento de alto nível sob demanda, especialmente nas áreas em que o grupo adquiriu conhecimento e experiência.


Ver mais em: http://isg.inesc-id.pt/ 

Universidade de Coimbra

Image

INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) é um instituto de I&D sem fins lucrativos, afiliado à Universidade de Coimbra (UC), ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL). 
O INESC Coimbra tem como objetivo contribuir para o progresso do conhecimento científico e técnico, integrando competências em várias Ciências da Engenharia e em Ciências da Administração / Investigação Operacional dentro de uma abordagem de engenharia de sistemas, combinando de forma criativa teoria e metodologia, questões técnicas e fatores humanos para resolver problemas complexos. A equipa de investigação do INESC Coimbra é um grupo fortemente interdisciplinar, sendo seus membros afiliados a várias universidades e institutos politécnicos.

Ver mais em: http://www.uc.pt/en/org/inescc

 

CISUC - Center for Informatics and Systems of University of Coimbra

O grupo Sistemas de Informação explora duas vertentes de investigação:
(i) Sistemas de Informação como Sistemas de Serviço
(ii) Design de Mídia Participativo

A primeira dessas linhas reconhece a crescente relevância dos Serviços e o impacto que elas têm nos sistemas de informação. Embora fundamentada em sólidos conhecimentos técnicos, a nossa investigação coloca em pé de igualdade os problemas sociais e de negócios ao abordar a arquitetura corporativa, o design de sistemas e a governança.
A segunda linha de investigação está posicionada no campo mais amplo da interação homem-computador. Ele foi focado no design de mídia interativa que suporta a participação, colaboração e aprendizado on-line.

Ver mais em: https://www.cisuc.uc.pt/groups/show/is

 

Universidade do Porto

Image

INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto 

A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica.

O INESC Porto é uma instituição criada para constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica.

O INESC Porto procura pautar a sua ação por critérios de inovação, de internacionalização e de impacto no tecido económico e social, sobretudo pelo estabelecimento de um conjunto de parcerias estratégicas que garantam a sua estabilidade institucional e sustentabilidade económica.

Ver mais em https://www.inesc.pt/pt/