The art of Enterprise Gamification

 
As técnicas de jogos sociais e gamification são cada vez mais populares. Empresas líderes em todo o mundo já utilizam a gamification, aplicando as técnicas de designers de jogos para servir objectivos tão variados como marketing, gestão de recursos humanos, aumento da produtividade, formação, inovação e compromisso com o cliente. Baseando-se em capital simbólico, a teoria da auto-determinação e metas aspiracionais, o Professor José Esteves apresentou as características das actividades de gamification que têm vindo a ser usadas com sucesso pelas empresas através de exercícios muito práticos bem como análise de casos de sucesso.


- Junho de 2014
Image
Workshop: Resiliência e Sistemas de Informação

 

O workshop focará a pesquisa no design de resiliência para regiões e organizações, para que eles exibam uma capacidade sustentada de mudança, aumentando assim sua capacidade de sobreviver a uma crise e prosperar em contextos de alta incerteza. A pesquisa relevante deve abordar o papel que os sistemas e tecnologias da informação podem desempenhar na gestão das capacidades coletivas e distribuídas para:

  1. Antecipar eventos potencialmente perturbadores;

  2. Evitar ou impedir a sua ocorrência;

  3. Planear e preparar a interrupção necessária para proteger a organização/comunidade;

  4. Recuperar para um novo estado totalmente funcional e garantir operações contínuas.

O objetivo do workshop é reunir investigadores de SI que realizam investigações em sistemas de informação para apoiar / permitir organizações, comunidades e / ou regiões resilientes a crises económicas, que é um tópico dentro do campo de SI que está a ganhar relevância, dado as muitas fontes de incerteza à frente. O workshop fornecerá um fórum no qual os investigadores participantes poderão colaborar para determinar o escopo e o conteúdo temático da área de IS for Resilience. 

Website: ris2015.apsi.pt