

Este projeto tem como finalidade avaliar o impacto da Inteligência Artificial Generativa, em particular do ChatGPT, nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Os principais objetivos passam por avaliar a eficácia da ferramenta em contextos reais de sala de aula, explorar diferentes cenários de adoção para uma integração pedagógica eficiente, medir o envolvimento e a motivação dos estudantes com o uso da IA, e ainda sistematizar um conjunto de recomendações práticas, baseadas nos resultados do estudo e nas melhores práticas internacionais.

O projeto segue uma abordagem metodológica rigorosa, com base num Field Experiment, que compara dois grupos distintos: um grupo experimental, onde o ChatGPT é integrado ativamente nas práticas pedagógicas, e um grupo de controlo, onde se mantêm os métodos de ensino tradicionais.
A investigação decorre em diferentes contextos institucionais e curriculares, assegurando diversidade de cenários no ensino superior em Portugal.
O estudo é desenvolvido em três fases principais:
Fase de Preparação: Análise de casos internacionais de aplicação da GenAI no ensino e desenvolvimento de uma estratégia adaptada à realidade nacional. Foram também criados templates e guias de utilização para assegurar consistência e clareza na integração do ChatGPT em diferentes unidades curriculares;
Fase de Integração: Aplicação prática do ChatGPT em sala de aula, com diferentes tipos de utilização (trabalhos práticos, Q&A, moderação de debates, personalização da aprendizagem);
Fase de Recolha e Análise de Dados: Recolha de dados quantitativos e qualitativos através de inquéritos, grupos de foco e análise de desempenho académico, permitindo a comparação entre os dois grupos e a identificação de benefícios, limitações e boas práticas.
A investigação decorre em diferentes contextos institucionais e curriculares, assegurando diversidade de cenários no ensino superior em Portugal.
O estudo é desenvolvido em três fases principais:
Fase de Preparação: Análise de casos internacionais de aplicação da GenAI no ensino e desenvolvimento de uma estratégia adaptada à realidade nacional. Foram também criados templates e guias de utilização para assegurar consistência e clareza na integração do ChatGPT em diferentes unidades curriculares;
Fase de Integração: Aplicação prática do ChatGPT em sala de aula, com diferentes tipos de utilização (trabalhos práticos, Q&A, moderação de debates, personalização da aprendizagem);
Fase de Recolha e Análise de Dados: Recolha de dados quantitativos e qualitativos através de inquéritos, grupos de foco e análise de desempenho académico, permitindo a comparação entre os dois grupos e a identificação de benefícios, limitações e boas práticas.

