As newsletters temáticas da APSI foram desenvolvidas e desenhas pelo Rafael Cardoso, entre Janeiro e Novembro de 2018, no âmbito da sua tese de Mestrado.


 

Blockchain é um livro aberto e distribuído que regista transacções entre duas partes de forma eficiente, verificável, confiável e permanente. Para ser usado como um livro de contas distribuído, um bloco é tipicamente gerido por uma rede peer-to-peer, aderindo colectivamente a um protocolo para validar novos blocos. Uma vez registado, os dados em qualquer bloco não podem ser alterados retroactivamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes.

Human Augmentation (aumento humano), também denominado "Human 2.0", centra-se na criação de melhorias cognitivas e físicas como parte integrante do corpo humano. Um exemplo é a utilização de sistemas proativos de controlo para criar próteses de membros com características que podem exceder o melhor desempenho humano natural.

A impressão 3D é a ação ou processo de fazer um objeto físico a partir de um modelo digital tridimensional, tipicamente colocando sucessivas camadas finas de um material.. A impressão 4D, é um novo processo para imprimir materiais inteligentes personalizáveis. A impressão em 4D envolve impressões de vários materiais, com a capacidade adicional de transformar a forma de um estado para outro. Usando apenas água, calor, luz, esta técnica oferece adaptabilidade e resposta dinâmica para estruturas e sistemas de todos os tamanhos.

Veículo autónomo, também designado como veículo sem motorista, refere qualquer veículo terrestre com capacidade de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano. Pretendem-se que estes veículos tomem as melhores opções de ação e as executem de forma mais segura e confiável do que se fossem executadas por um condutor humano comum.

A Gartner prevê que em 2020 cerca de 85% de consumidores em todo o mundo comunique com as empresas sem necessidade de um interlocutor humano.

Através da inteligência artificial(IA), a tecnologia financeira vai tornar muitos dos serviços bancários desnecessários.

A Universidade de Estugarda está a usar simulações de elevado desempenho para mapear o tráfego pedestre nos centros da cidade e, dessa forma, fornecer serviço de transporte mais seguros e melhor ajustados às necessidades das cidades.

A computação quântica promete revolucionar a aprendizagem máquina bem como o processamento de grandes volumes de dados e segurança da informação.

O conceito "smart" tem vindo a apresentar impactos económicos, sociais, políticos e culturais significativos. No entanto, a investigação SI ainda não reflete uma preocupação significativa sobre esse impacto. A utilização dos "Enterprise Systems" na indústria inteligente, a utilização das tecnologias IoT em serviços do governo, a transparência dos governos locais e justiça, o impacto do excesso de informação e os riscos para a segurança e democracia são apenas alguns dos tópicos a incluir nas agendas de investigação em SI.